quinta-feira, 22 de maio de 2008

" VIDA X JOGO "

...até que ponto vale-se levar a vida como um disputa, um confronto, uma competição ... viver em um tabuleiro?

Ganhar ou perder, essa é a filosofia popular de vida de muitos, ás vezes inconscientemente por absorver dessa realidade desde muito cedo, sempre esperando a “carta” vir para poder jogar, mesmo assim se retendo á proporção da que foi posta á mesa. Sempre estar á espera de uma recompensa, seja ela qual for “...faço isso se ganhar aquilo” “o que vou ganhar por isso”, que ta se simplesmente fizermos ... sem ter o retorno como objetivo, e sim, deixá-lo para ser uma conseqüência de nossos atos. “Lei da Causa e Efeito”?.... sei lá! ...

... como boa parte dos “normais” estive por bastante tempo atrás das tradicionais “regras”, assim como as nem tão tradicionais ..r.s.. ou melhor, as “tradicionais” cartas nas mangas... rs..assim joguei ... joguei e joguei .... “..as vezes ganhando, as vezes perdendo más ... aprendendo á jogar! ”... o engraçado é que com o tempo, comecei a gostar não apenas de ganhar, mas de ver os outros ganharem também, o que acabaria suprindo minha necessidade de ganhar .... pois nem sempre temos as cartas favoráveis mesmo para, porem podemos imaginar o jogo do próximo e jogar algumas cartas para ele, que mal faz?

Retomando á “partida”, quando menos esperamos estamos assim envolvidos, seja no relacionamento á espera de cada ato carinhoso para poder retribuir á altura ... na própria família, no trabalho entregando apenas o que lhe foi “comprado”, etc ... em alguns casos um simples sorriso e um verdadeiro agradecimento é a melhor carta que podemos dar... trate o sorriso o agradecimento como um bônus, tenho certeza que não será tão difícil, porém terá a retribuição mais á frente ... é simples.

“Bom Dia!...” foi um exercício teatral que fiz a “alguns” anos atrás que me fez acordar para a profundidade desse cumprimento... tente ao sair de casa pela manhã dar um belo e simpático “Bom Dia” á algumas pessoas que passam freqüentemente por você, verá que será recíproco ... com a força e intensidade que você dar, terá de retorno. Logo, o dia em que não estiver tão bem, tenho certeza que receberá um simpático “Bom Dia” que fará mudar completamente seu estado ... experimente? ..esse “joguinho” é muito bom ... ah, e uma observação ..quando cumprimentar, faça olhando diretamente nos olhos. Sugestão?... comece pelo silêncio mortal do elevador, transformando-o em uma linda melodia.

Entre tantos, a grande e maior experiência que pude absorver foi de também encontrar a felicidade na dos outros, e melhor ainda se puder dar uma forcinha, sabe quando você deixa o ego de lado por um momento para direcionar uma cara á alguém que será favorável, pois para seu jogo não fará tanta diferença... na verdade vejo que esse sim seja o grande jogo da vida, embutido atrás da banal jogatina tradicional.

Organizando os fatos, pude também ver que em certos momentos há de se jogar sim, é mais que necessário, caberá a cada um poder distinguir quando/onde e principalmente o “porquê”... algo me fez lembrar novamente da famosa “Lei da Causa e Efeito” que transpõe as barreiras de grandes culturas e religiões, por mais que sejam “maquiadas” em prol dos nossos pré-conceitos... afinal, “aqui se faz, aqui se paga“!

“Aquele que não vê a vida como um jogo nunca perderá, pois não encontrará adversário á sua altura.”

Um comentário:

Unknown disse...

PATRICK
EXCELENTES AS SUAS IDÉIAS E COMENTÁRIOS. GOSTEI MTO MESMO.ABÇOS CADEGAS