quarta-feira, 15 de abril de 2009

" Tudo na vida é passageiro ... "

...menos o trocador e o motorista!

... um conhecido ditado popular para dar inicio á postagem...


Certo dia fui dar uma aula na Barra, por volta das 17h, ou seja, transito insuportável, muito calor, gente suada, reclamando da vida, ônibus lotado, em fim todas essas maravilhas de um fim de tarde no Rio..rs ... porém assim que entrei pude perceber que o motorista cantava alegremente, na verdade alegre demasiadamente ..rs.. muito alto, ao ponto das pessoas fora do ônibus perceberem.


Como qualquer normal, olhei assim que subi parecia ate que estava falando comigo, mas não, pude me certificar que cantava mesmo, e olha que a voz não era nada mal, viu ... um rapaz negro com um ótimo ton de voz. Logo de inicio me tirou um sorriso do rosto .. pronto, a conexão estava feita todos olharam para mim e riram junto ..rs..


... consegui um lugar para sentar, estava ate com meu mp4 tocando mas não quis perder o momento ..rs.. nem mesmo a cantoria, desliguei-o imediatamente. Parei para assistir todo o filme que se passava, sempre que alguém entreva, naturalmente emburrado e estressado parava frente ao motorista, dava um sorriso meio sem graça olhava para o trocador e logo percebia que todos o olhavam segurando o riso, na verdade poucos conseguiam se conter.


O motorista não era apenas um motorista, muito menos apenas um cantor... o cara improvisava de tal forma que impressionava, alguém parava e perguntava algo no ponto, ele respondia cantando... mas com a letra de algum musica, tudo bem que não era exatamente igual, algumas modificações, porém o lado compositor estava bastante aguçado... o que o tornava ainda mais cômico.


Comecei a observar que muitos estavam o criticando, ate com raiva, por mais que se divertissem com a situação... como é que uma empresa de ônibus pode contratar um maluco assim, vou pegar o número do carro para fazer uma crítica a ele ...etc... é realmente ... deu-me vontade também de pegar o CPF de cada um “ser” desses que se acham humanos, e apresentar também como pessoas incapazes de viver em sociedade, tenho certeza que já seria um grande ganho para todos nós!!


Me pergunto, que ponto de vista desse povo, ate me venho a lembrar o filme do Saramago “ensaio sobre a cegueira”, as pessoas se segam perante a certas visões/impressões “pré-pré-estabelecidas” aquelas da era medieval, e se apegam sem ao menos parar para pensar, preferi enxergar por este ângulo:

Vi um motorista esbanjando felicidade, tirando um sorriso no rosto de cada um que tivesse o escutado, dentro e fora do ônibus, criando uma maravilhosa sintonia entre todos, pude perceber também que algumas pessoas que comentavam dele fizeram a conversa se prolongar, ou seja, criando uma possível amizade entre muitos que passaram o insuportável tempo de engarrafamento conversando... e outras situações mais, e o pior de tudo é que o motorista é quem era o “louco” da história, ah se houvesse tantos loucos assim nesse mundo, seria uma loucura maravilhosa poder viver!!


... pena que chegou meu ponto, e tive que descer! ... continuo passageiro também, porém sempre procurando absorver tudo o que passa por aqui... poderia ter passado em branco, mas foi só um ponto de vista!...



“...dizem que sou louco por pensar assim

se eu sou muito louco por eu ser feliz

Mas louco é quem me diz

que não é feliz, não é feliz!

Eu juro que é melhor não ser um normal

... se eu posso pensar que Deus sou eu...”




5 comentários:

Leonardo Dadalto disse...

só algumas frases para colorir este tópico:
" O essencial é invisível aos olhos; só se vê bem com o coração !"
Saint Exupéry

"Há quem passe pelo bosque e só veja lenha para a fogueira."
Leão Tolstoi

“Nós vemos o que escolhemos ver” (Albert, do filme “Amor Além da Vida”)

"Se encontrares uma ocupação da qual realmente gostes, não terás de trabalhar um único dia em sua vida."
(atribuído a Confúcio)

Patrick Dadalto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Patrick Dadalto disse...

...concluo-o agora, Leo:

... se a cada 1.000 pessoas nesse mundo houvesse "UM" ser humano como você, estes teriam a capacidade de modificar no mínimo outros 10, que assim iluminariam outros 100... logo todos estariam super conscientes de seus atos e deveres ao serem lançado para esse mundo...
... quando ao "enxergar", você passa a se tornar um belo óculos para muitos olhos que passam ao teu lado!...
... tenho certeza que fui um desses 10 da primeira "safra",tive o privilégio de conviver contigo 18anos e me relacionar profunda-espiritualmente por mais 9 e digo também que creio ter superado minha cota dos 10...

Como há em seu perfil:

"QUERO MUDAR O MUNDO !!!
Estratégia que resolvi adotar: vou começar comigo.
Como: mudando minhas atitudes."

LIVIA THAYNARA disse...

nosssaaaa!!! adorei seu Blog , ele identificou com o que penso deve ser por vc ter algum ensinamento espirita, adorei as coisas que foram postadas, parabens. E seja feliz sempre, a lição é essa .

Patrick Dadalto disse...

Olá Livia,
... adorei saber que deu uma passada em meu blog viu!!.. as vezes acabo tendo que deixar um pouco de lado, mas sempre que posso deixo um pensamento, para relaxar mesmo!!..rsrs
... realmente á uma influencia espirita, na verdade é muita influencia junta ..rs.. ate mesmo a propria profissão acaba me levando para os mais diversos mundos, deixando vários pontos de vista também!!