domingo, 29 de março de 2009

Carta aos alunos...

... ou, melhor dizendo: “De aluno para aluno.”

Muito são os questionamentos referente á profissão, mercado de trabalho, inseguranças, dificuldades ...etc. Como de costume também, sempre que posso, direciono a um ou outro um e-mail ou tenho uma longa conversa, expondo “minhas” opiniões. Na verdade muitas vezes, acabo precisando também de as escutar novamente, pois acabam se perdendo... a semente do pessimismo é uma grande “praga”, que se deixarmos, toma toda nossa plantação, a destruindo em um só minuto.


Deixarei aqui algumas palavras que realmente diria para mim mesmo, alguns pontos para que pudesse, sempre que precisar, de lembrar.

O Grande diferencial do “artista” é ter opiniões próprias formadas, independente do que o outro acha ou deixa de achar, artista é um possível significado para a palavra “liberdade”, pois ao tornar-se livre de pudores e conceitos pré-estabelecidos, nos tornamos livres. Diferencial este, que incomoda muitas pessoas, aquelas que não sabem adorar uma pessoa feliz, “livre”, diferente de si próprio, que prefere viver literalmente nos moldes da sociedade, apenas seguindo o fluxo da vida de terceiros ... mais precisamente, um mero coadjuvante no espetáculo de sua vida.


Problemas? ... nunca deixaremos de ter, dificuldades, idem ... o grande suporte para conseguirmos lidar com esses atritos é estarmos preenchidos de boas energias e amor ao que determinamos de nosso foco ou meta. Não restrinjo aqui a atividade artística, visto que o amor não estabelece regras nem conceitos, seja do flanelinha ao doutor ou do camelô ao executivo, o combustível para nos mover e alcançar nossas metas, temos que buscar no próprio trabalho, não se engane com os contratempos ...o caminho é esse, e creio que todos temos consciência disto, porém, há uma certa mania de não sabermos lidar como profissão aquela atividade que fazemos por prazer, realmente neste caso nunca seremos “profissionais”.

“Queria muito ser ator, pena que não dá dinheiro, vou tentar uma segunda opção caso não der certo!” ... já virou piegas demais esse tido de frase/pensamento, quem nunca ouviu ou disse? ...eu mesmo já me deparei algumas vezes com, porém aprendi também, que se eu não acreditar em minha arte, ninguém fará por mim. São pontos negativos que vamos plantando em nossa mente que aos pouco toma todo nosso inconsciente, e nos faz parte todas as armaduras que possuímos para nos proteger, estando vulnerável a qualquer palavra e pensamento pessimista, levando assim esta “bagagem” mal colocada pelo resto da vida, que aos poucos vai se tornando um grande peso excedente. Frases como estas, são para o primeiro “processo seletivo das espécies”, fica quem realmente quer, fica que realmente ama, fica que realmente fará o diferencial ... fica o “artista”. Realmente não encontramos grande exemplos que artistas, bons profissionais e bem estabelecidos... então faça por merecer, se quer que seja diferente com você ... seja diferente!


Um amigo me perguntou uma vez, “Patrick, me diz uma coisa, você não te problemas não, cara? ... nuca te vi para baixo ou desmotivado.” ..par abaixo e desmotivado bastam as pessoas que convivo, as pessoas “normais” ... em meu conceito, o artista não é um ser normal! ... rs... quanto á felicidade, simplesmente resolvi “ser feliz” em vida, e exercito isso diariamente, independente do que e como ocorra. Creio que, por ser ator, trabalhar com sentimentos, isso me ajuda, e muito, por isso mesmo que vivo em eterna pesquisa/experimentação da teatro-terapia. Mas o que leva um ser humano a ficar triste, cabisbaixo, chateado, etc? ..é uma atmosfera pesada e má que vocês inspira e absorve, logo terá grandes conseqüências... afinal é você quem esta plantando, e sementes negativas brotam como nada mais nesse mundo!!..rs


Ponto de vista, basta você ter o seu... procura... procura que logo vai começar a encontrar. Assim como prefiro ser feliz, muitos decidem pela infelicidade, pelo pessimismo, pela negatividade, etc... mas não recrimino, e nem deve-se recriminar também, pois se trata de uma doença, que assim como todas outras, temos que cuidar. Infelizmente psicólogo e psicanalista não vende em farmácias e muito menos em cápsulas para se tomar durante o dia, muitos possuem pré-conceitos quanto ao trabalho dos psicólogos/psicanalista, por uma imatura idéia de pensar ser médico de louco..rs.. ou melhor, quem não é?

E o que tem a ver psicologia com minha carta aos alunos? ..simples ... simplesmente tudo!!

... o ator é um psicólogo da vida, estudar interpretação é se auto-conhecer, afinal a maior matéria-prima que pode ter é você próprio. Você só conseguirá ter domínio dos sentimentos de um personagem á partir do momento que tiver domínio de si mesmo. Como você irá entender a cabeça um um “ser” que você criou se você não consegue entender a sua própria? Difícil, não? ..após se estudar, passe a estudar as pessoas seu redor, ate o momento que virá se sentir no palco por 24h por dia, afinal todos nós possuímos grande número de personagens, a maioria deles estabeleceram pensamentos, do quais se transformaram em palavras, depois em atos, mais á frente hábitos, formando assim seu caráter... logo mais resultarão em seu destino.

Infelizmente há duas grandes dificuldades da carreira de todo ator, talvez as mais difíceis de se lidar, e que não se ensina ou pouco se fala em um curso: um, é saber lidar com os “egos”, saber trabalhar em grupo, geralmente o ator é um “bixo” complicado de se lidar, o ego o destrói antes mesmo de chegar a “ser”; já o outro é o poder de se motivar, precisamos estabelecer conceitos, formar opiniões rígidas, estar sempre que possível, nos auto-motivando, pois as tentações para o desânimo, a baixa-estima é demais. Por se tratar também, muitas vezes de um jogo e “egos”, palavras e “conselhos” não te faltarão, para piorar . Procure estar sempre ao lado de pessoas positivas, não há porque fazer diferente, isso já ajudará muito.


Algum tempo atrás, conversando com papai, ele bastante sentido com minha vida por aqui, dentre outras palavras me disse: “ ...Tick, você ta lá no Rio, ralando... morando mal, um lugar pequeno ...sem isso, sem aquilo... é mesmo isso eu você quer? ... saiba que o que mais quero é lhe ver bem, nem estou o criticando, não... só queria mesmo que pensasse sobre.” Minha família graças a Deus, sempre me deu total apoio a tudo o que eu fiz ou pensei fazer, pai então é tudo para mim, confesso que a maior dor que a profissão me faz passar é a distancia do mesmo, ele que somente hoje, encontrou um trabalho que pudesse chamar como diversão, se aproximando dos 70 ........ ahhh, outra hora escrevo sobre ele senão não vou agüentar concluir .rs.. então, ele assim como irmãos e mamãe também, preocupados com isso ou aquilo... eu simplesmente ri da situação: “ ... engraçado, pai... sabia que tenho o mesmo sentimento por vocês aqui, fico bastante sentido por você e pela mamãe, que realmente tiveram/têm bastante “coisa”(coisas materiais) mas sempre “trabalharam” para sobreviver e nos educar, não tiveram o “luxo” que eu tenho hoje... pode ter certeza que se trata apenas que uma questão de valores, pai... dou valores a outras coisas, sabe... ambições financeiras

? ..tenho sim, e MUITAS, porém nunca tomarão as rédias da minha vida, se/quando vier, virão como conseqüência, e não como foco, entende? ... o maior luxo que possuo hoje é viver daquilo que amo fazer, passando a mensagem que tenho que passar ..." ... jogando minhas estrelas de volta ao mar!!!


... se o “acaso” me colocou aqui,

acho que realmente essa é minha função ... eu não estou aqui á passeio,

...e nem serei apenas mais um!







Nenhum comentário: