segunda-feira, 16 de março de 2009

Quem é você? (parte II) ..rs

Continuando a reflexão referente á tal pergunta...

... procuro sempre pensar que possuímos um certo nível de elevação pessoal, assim como a inteligência mesmo de cada um, porem, ambos totalmente distintos, o que tenho certeza que poucos param para analisar.

Muitos acabam unificando estas duas vertentes e considerando “inteligência”, aquela absorvida por estudos escolares, como o único fator de elevação do ser humano. Ai esta o grande diferencial da população, aqueles seres super inteligentes que não conseguem tirar proveito de nada na vida, seja no trabalho, seja na vida pessoal... enquanto que aquele outro sem instrução nenhuma, de repente um ex-catador de latinhas, gari, etc... se torna uma pessoa muito bem qualificada... mistério? ... sorte? ... à meu ver, esse sim é um ser inteligente, o que aprendeu com a escola da vida, sobre absorver cada ensinamento que cada “latinha” o passou, e que cada um que passou pela sua vida pôde lhe fornecer, seja em uma palavra, seja em um olhar, sendo um ser assim “inteligente”, em tudo você pode captar.

Se aprendemos que cada ano é uma dificuldade, que cada série temos que estudar proporcionalmente para não reprovar nem ficar de recuperação, o que se passa na cabeça daqueles que se colocam como seres permanentes? ... posso tirar que, permanente, é a incompetência de se achar definitivo.

Sempre tive como roby estudar o ser humano em geral, é claro que, o primeiro cobaia fui/sou em mesmo... sempre!..rs.. por achar realmente muito interessante e por outro lado, por trabalhar com sentimentos, emoções, expressões, “personagens” da vida. Realmente o Ator, tem que ser um pouco psicólogo para poder sentir como cada personagem, para poder absorver da vida tudo o que precisa para trabalhar no palco, afinal a vida é nossa matéria prima: ... cada amigo, colega, vendedor, garçom, atendente, namorada, passageiro ..enfim, cada um que passa pela gente tem algo a nos acrescentar ... nosso Professor esta passando a matéria no quadro de nossas vidas, basta pararmos de “brincar” e prestar atenção em que Ele tem a nos dizer.

Se tivesse algo a sugerir para acrescentar na educação da população, seria ter 50% das aulas voltadas para o poder pessoal de cada um, e não simplesmente jogar 100% dos ensinamentos para o poder profissional. As pessoas estariam sim muito mais qualificadas para adentrar na faculdade da vida, e não seriam cruelmente jogadas á tal.

ps: digo de poder profissional sempre ao lado do posicional, o que ocorre é que muitos tiram sua personalidade e relações com os outros de acordo com seu grau de elevação $ocial, ou cargo em uma determinada “empresa”, o que para muitos é doença mortal ...pois muitos vivem apenas com foco neste poder ... e quando se aposentam, não possuindo-o mais, simplesmente morrem, ou esperam a hora dê! ... o que ocorre muito também com militares, que se acham “chefes/capitães/mandantes” de todos em todos instante, porem isso não passa de uma profissão, exercida por algumas horas por dia ... fora isso ele não tem poder nenhum sobre nenhum de seus subordinados... mas quem é que fará-los entender? Já o poder pessoal é aquele que se sobressai quando, você esta na praia em um dia qualquer, de short e sandálias... te fazendo se comunicar com as pessoas, se relacionar com quem não conhece, sem precisar vestir nenhuma máscara.

Um caso muito comum é quando, conversando com alguém a pessoa responde, “...mas eu sou assim!” ... "ser" não é um verbo que se conjuga no presente, pelo menos á meu humilde entendimento gramatical, e nesta escola em que me refiro. Você pode ate “ser”, sim, se você quiser ... relaciono com uma nota em vermelho ... “eu sou um aluno de média 05”,ou seja, esta se acomodando á situação para não precisar estudar e se elevar... o comodismo é uma doença séria, “virose braba”!!

E assim vou seguindo nessa minha faculdade, absorvendo meus personagens, conhecendo-me em minhas várias passagens, sejam pelas ruas, pelas calçadas, casas ou livros... sempre em grandes “viajens”.

...e eu, o que sou? ... eu serei, serei sim o que idealizo de um ser humano perfeito, de corpo e alma ... é minha meta, aos poucos vou encontrando novas matérias para me aperfeiçoar e aprender, porem cada vez tenho mais certeza que o caminho é muito longo, nem faço idéia de quantas passagens terei por aqui para poder alcançá-la ... mas vou seguindo, há situações em que o devagar acaba andando muito mais rápido, pois nesse ritmo o risco de cair e ter que recomeçar é bem menor.

...e vamo que vamo!!

Nenhum comentário: