quarta-feira, 12 de agosto de 2009

“Qualidade de Vida”


A algum tempo venho me questionando quanto á esta questão, o que seria para mim “qualidade de vida”? ... logo de cara já diria ser feliz, mas ao aprofundar um pouco mais acabo me perdendo em minhas contradições, mas é para isso que serve a reflexão, não?... e melhor ainda se a tenho descrita, dessa forma acabo criando um conceito e logo meu ponto de vista, minha real opinião.

Realmente não é fácil se parar para pensar nos signos que podem estar incutidos na mesma, porém prefiro me abster desses detalhes e ir direto ao foco... qualidade de vida para mim é ser feliz, simples assim!

E o que fazer para manter essa meta em uma crescente? Faço tudo o que gosto, meu trabalho é meu lazer, meu prazer é minha profissão, faço para viver aquilo que viveria para fazer e finalizando, ganho para fazer o que pagaria para. Creio que esses fundamentos já são um bom começo para poder seguir meu caminho, pra falar verdade, hoje, ao conhecer um pouco mais dos mundos que habitam ao meu redor, só tenho mesmo é muito a agradecer a Deus e concluir que sou um grande privilegiado, pois passei a enxergar também os valores das coisas mais simples, o que infelizmente poucos conseguem ver. Arriscaria ate dizer que meu primeiro ideal de vida se concretizou, viver razoavelmente bem de arte, o que antes para mim não passava de uma bela utopia, isto é, á partir do momento em que resolvi ter como foco, ser artista, ao invés de “famoso”... totalmente contra o fluxo.

Entretanto, a pouco tempo atrás percebi que algo de muitíssima importância faz muita falta hoje, para compor minha extrema felicidade, mas tenho, em algum momento trazer para solidificar minha meta, ser feliz! No momento prefiro adiar pois se faz necessário, porém não por muito tempo... a família! Ás vezes procuro ate abstrair para não interferir muito em meu dia a dia, no sentido de saudade mesmo, por estarem distante. Este realmente é o elemento que falta hoje, para me sentir mais completo, porém como não é possível, me programo para poder, mais á frente, estar ao lado de todos.

Hoje passo por um momento intenso de profissão/trabalho/estudo/qualificação, e tive que abrir mão de muitas coisa para poder crescer, o que acontecerá também novamente quando estiver focado em meu momento amor/lar/família, onde terei de abrir também a mão de certos elementos para tal crescimento, porém nunca da busca da felicidade e da vida artística.

Aos poucos pude encontrar também um outro seguimento para poder construir minha felicidade em forma de PG positiva( progressão geométrica ), á partir do momento que consegui encontrar a felicidade também ao ver/fazer alguém feliz, a coisa mais óbvia e maravilhosa do mundo... precisamos urgentemente de óculos com graus de amor, para que possamos enxergar melhor esses detalhes ao nosso redor.

“ Lembro-me que relacionei á pouco tempo em uma turma a fábula da “Roupa Nova do Rei”, acabei enxergando uma realidade da sociedade, muitos não enxergam todo o ouro vestido por alguns milionários nus que andam nas ruas, realmente somente alguns seres, estes um pouco mais evoluídos enxergaram suas belas vestimentas, e estas sim, são de total valor... tanto que é um tipo de traje que não se compra, pois não há preço que pague, todavia é um traje que se aprende, se cria, se costura linha por linha, botão por botão, pedra por pedra. E como na própria fábula aqueles que não enxergam não param de rir destes "milionários", que simplesmente olham com certa piedade a pobreza da humanidade.”


E a qualidade de vida?

... bom, a minha é constituída por alguns desses ornamentos também,

venho costurando meus trajes lentamente,

sempre que encontro uma nova pedrinha preciosa,

um botão ou um retalho, vou acrescentando em minhas vestimentas,

mas tenho em mente meu traje final sim,

e este vou nomeá-lo...

... “Qualidade de Vida”!

terça-feira, 11 de agosto de 2009

" Tudo Junto e Misturado... "


...já algum tempo sem postar, e antes de me deixar em dúvida de que assunto tratar, simplesmente inicio, o que acaba sendo uma postagem improvisada! Geralmente estas sãos as melhores ..rs..
Sempre organizo minha vida com a relação trabalho/estudos, quando muito trabalho prefiro deixar um pouco de lado minhas aulas/estudos e criações artísticas, seja na musica/desenho/literatura/ etc... sempre um compensando o outro. Retomei assim a alguns dias, o meu momento “estudos/criações” e como de costume venho deixar aqui alguns momentos, pensamentos, reflexões, imagens ... em fim, experiências destas dias antecedentes.
Exatamente 3 meses sem postagens, pura coincidência, ultima dia 12 de maio..rs.. porém o que não me falta é rascunhos em papéis e pensamentos gravados mo mp4 para terminar de desenvolver e concluir meus posicionamentos, em encontro á minhas opiniões... bom, já estou me organizando!!..rs
Antes dessa overdose artística, lembro-me de um comentário e uma pergunta que um amigo veio me fazer:
“ Pô, tá complicado... tenho procurado trabalho mas não tenho achado nada!! ” Engraçado, parece muito tolo dizer, mas chegou um certo ponto que parei de procurar trabalho, comecei a preferir “encontrá-lo”, por mais que seja uma colocação óbvia e ridícula, faz todo sentido. Antes ,realmente vivia procurando, hora achava hora não, passei então a encontrar mesmo, em todo local que passava encontrava o que poderia fazer, daí então “vendia” ... desde uma performance em um simples evento, um curso em um colégio, uma preparação a um grupo de atores..etc... era simplesmente um ponto de vista que me fez dar uma outro rumo á minha vida e profissão... hoje continuo encontrando bastante, graças a Deus!

* E ai Patrick o que tem feito?
...essa é uma das piores perguntas a se responder, uma que não gosto que ficar falando muito de minha vida profissional, questão de me sentir arrogante e de certa forma egoísta. Pois se começar a falar teria que falar tudo o que estou fazendo..rs.. preferi resumi a resposta apenas com:
“..ah, rapaz um monte de coisa, trabalhando bastante na verdade”
Meu amigo( vamos assim dizer: Márcio) argüiu:
“ pô você sempre me responde a mesma coisa, nunca fala exatamente o que esta fazendo!!”
“Mas Márcio, a questão é que é um monte de coisas mesmo, se parar pra dizer vc vai se encher e nem vai esperar terminar ”..rs ( retruquei)
“ Bom, mas hoje eu estou não estou com pressa, senta ai e vamos bater um papo ”
“Ah, agora é tranqüilo ... depois não diz que não avisei” , confesso que na mesma hora pensei: Assim que chegar em casa vou sentar que escrever a conversa e postar no blog, se alguém me perguntar vou responder com um link. rs..” Alguns dias se passaram mas aqui estou em colocando em dia meus “rascunhamentos”.

“ Tenho dado aulas de teatro ainda, algumas em um grupo de terceira idade, essas esporádicas, mas tenho minhas turmas no Sta Monica em Bento Ribeiro(5 turmas), tenho o profissionalizante na Barra ( ETTAM/Rei Ator)aos sábados, tenho dado algumas aulas no Bahiense da Barra (3 turmas) estou fazendo a preparação corporal de um elenco de um infantil que estréia agora em junho, estou em cartaz com o “Semeador de Estrelas” de sexta á domingo no Princesa Isabel, e ás quintas com uma comédia no Cabaré das Rosas: “ Os Apuros de Priscilla Penteada”,das 21 ás 24h. Tenho trabalhado bastante com publicidade ainda, criando e realizando ações publicitárias, com performances artísticas. Estou montando uma performance com alunos/amigos para a próxima semana, o Pout-PouHAIR, bom e acabo de pegar um trabalho para o final de julho, mas já inicio os ensaios na próxima semana, de 1 a 20 de junho ensaiando( em Niterói 6h p/dia)a “Farça do Velho Avarento”, convite de um grande amigo e dir. Marcello Caridade e depois uma semana apresentando pelo Nordeste( postarei em outro tópico, muitos rascunhamentos também .rs), tem o filme que estarei participando agora em julho/agosto. Estou produzindo um curso profissionalizante á partir de agosto, na Fundição, coordenando e lecionando também... ah, e estréio na primeira semana de agosto com o espetáculo da Hannah Montana, uma amiga/atriz/cantora super talentosa que me convidou para dirigir/roteirizar/coreografar/etc ...rs.. em fim só isso mesmo!
...ah, e nesse meio termo, surgiu um trabalho na semana dos namorados, 5 dias, ai me pergunto, e teria hora para isso? ... ai me respondo: era noite é dentro, apresentando um evento de dia dos namorados para a Claro na Lagoa, uma semana praticamente sem dormir, mas posso garantir que o sorriso de trabalhar com coisas que amo, tira completamente as olheiras das noites viradas, e quanto é energia para fazer?... isto sem contar também nas aulas que faço, algo que não me permito parar, balé, jazz,teatro, canto... bom, o cansaço é psicológico!!..rsrs “

E para fechar, Márcio diz: “ Tem razão, esta mais que explicado suas respostas curtas... mas vem cá, quantas horas tem seu dia? E Mesmo assim você nunca se estressa? Po, e quando vou e ver na telinha? E você diz ainda que esta namorando agora ? ...
“Olha Márcio, vou fazer o seguinte, vou postar isso tudo no blog, ate essa nossa conversa aqui justamente para poder estar detalhando para quem quiser saber, quando postar eu te aviso, ok ..rsrs ..” ( disse já encerrando a conversa, pois já se havia passado cerca de 40 minutos, estava já atrasado para meu ensaio em botafogo, isso ás 23h !)

Agora, um pouco mais tranqüilo, na verdade graças a esse surto de gripe suína, pois adiou algumas aulas durante a semana, e deu uma parada em algumas apresentações... com certeza teria outro texto para responder caso a pergunta viesse a me ser feita “hoje”, de repente ate mais recheada. Uma coisa que venho hoje ter a coragem de fazer é simplesmente trabalhar apenas com os projetos que me fazem crescer com artista/humano, assim como aqueles que usufruirão do mesmo. Tenho minha mensagem á passar, não estou por aqui á passeio, e com certeza tenho muito a fazer ainda em nome dessa minha religião, que para alguns é apenas um subsídio para aveludar o EGO, o TEATRO!


terça-feira, 12 de maio de 2009

"A Medida Certa"


... á pouco estava ouvindo” o programa "Mais Você" por aqui, realmente gosto, um, porque gosto de cozinhar, e me arriscar, afinal moro só, então passa a ser uma necessidade também!.rsrs...

... dois, porque gosto bastante das mensagens e certos exemplos e pessoas “simples” mostrando suas vitoriosas experiências de vida... queira ou não, isso dá um novo gás para iniciar o dia.


Como tudo nessa vida, a gente começa a associar, conhecimento daqui com conhecimento dali resultando em opiniões formuladas. Já devem ter reparado que tudo que a gente aprende decorre de algo que a gente já sabe, ou seja, quando mais você sabe mais fácil será para aprender. Exemplifico sempre pelas línguas estrangeiras, se você não sabe falar nenhuma é bem difícil para iniciar, porém se já fala o inglês, é mais fácil para absorver uma outra, se já fala duas é mais fácil ainda aprender uma terceira e assim por diante, simplesmente tudo se associa em nossa cabeça.... também como os nomes, ou vai dizer que você nunca se deparou com estar relacionando o nome de alguém que acabou de conhecer com outro ou alguma coisa?..rs.. isso é fato!


Sem prolongar muito na questão de associação de conhecimentos, vou retomar o foco por aqui, aos poucos ao estar sempre fazendo uma coisa ou outra por aqui nessa cozinha, juntando ingrediente daqui... acrescentando mais dali, acrescentando mais água para tirar um pouco do tempero, mexendo com cuidado para não passar do ponto, sempre atento á tudo que ocorra, etc ... comecei a me deparar comigo mesmo, e com o ser humano em geral. Somos lançados á infância totalmente com um tempero básico, nossos pais colocam os temperos de acordo com o gosto deles, na verdade sempre tem aquele amigo ou parente que gosta de se meter e acaba colocando um pouco mais de tempero ao modo dele também, porém aos poucos vamos começando a aguçar mais nosso paladar e conhecer também outros temperos, esses que talvez nossos pais ainda não conheçam, e damos nosso toque especial á nossa mistura.


Para facilitar vou nomear essa receita de “personalidade”, esse é o alimento que todos temos que preparar no decorrer da vida, mas infelizmente alguns preguiçosos preferem deixar para que outros preparem, não se preocupam nem ao menos em mexer e/ou degustar para experimentar o sabor, sem ter a consciência do próprio. Simplesmente deixam colocar o que quiserem, sendo apenas um mero auxiliar na no preparo de sua vital gastronomia. Esse papo de receitas e alimentos acaba dando fome!.rs.. fome mesmo, fome de viver, de deixar minhas sementes plantadas, lançar minhas estrelas novamente ao mar, de realizar... fome de conhecimentos! .... esse sim, é um grande vício realmente, mas não me preocupo tanto, sendo de conhecimentos, pretendo ser um grande obeso esfomeado!!


Basta agora conhecermos os ingredientes de nossa culinária e experimentar a quantidade que achamos ser exata, para dar o ponto certo na nossa personalidade: bondade, sensibilidade, paixão, ódio, rancor, compaixão, amor, excitação, angustia, felicidade, dinheiro, sexo, comida, esporte, amigos, inimigos, saúde, doença, tristeza, drogas, brigas, baladas, trabalho, profissionalismo, ingenuidade, família, descanso, paz, sonhos, frustrações, paixões, decepções, etc... De tudo, exatamente tudo, temos que colocar para termos uma ótima gastronomia... basta sabermos exatamente a quantidade certa que achamos ser a ideal para nós, e isso varia completamente de ser para ser... gosto não se discute! Também não adianta ser aquela pessoa 100% boazinha e perfeita( namorado, filho, pai, amigo, ...), infelizmente estará sem tempero, temos que encontrar o ponto certo dessa nossa mistura “agridoce” :

Dinheiro é bom?... com certeza! Sexo? ... bom demais! ... descansar? ...comer? ...amar? ...gastar? Tudo pode parecer uma delicia, porém não será tão agradável assim o sabor final de nossa receita... experimente e verá!


Muito cuidado também, as vezes uma leve distração e colocamos tudo por água a baixo. As melhores receitas são diferenciadas nos detalhes... aquela pitada que sem querer caiu em cima e fez acontecer!


E procure fazer tudo com amor, realmente dá um sabor especial em cada “prato”.




Hahaha... é cada uma que a gente associa!..rs.. bom, agora vou correr porque a comida já esta cheirando por aqui! ..rs

Mãos á obra, ou melhor, á cozinha ... e uma boa culinária por ai!!





Chef Patrick Dadalto ..rs







domingo, 26 de abril de 2009

Diga-me com quem andas e te direi quem és!

...frase mais que conhecida, comprovada e refletida, porém como tudo nesta vida, há exceções. Assim também, como tudo nessa vida, temos que conhecer e tirar proveito do positivo, aquilo que nos amadurecerá, em todos os sentidos... porém, nunca buscarmos sê-los.

Sou artista, convivo com artistas de diversos tipos, modalidades, funções, personalidades e nações, infelizmente algo que me incomoda é o fato de muitos se deixarem levar pela negatividade da difícil batalha da sobrevivência artística e cruzarem os braços, aguardando o “acontecer” chegar a sua frente o acordar, sacudir, tirar da cama, motivar e puxar para fazer algo... não se trata de pré-conceitos de minha pessoa, mas sim de uma tremenda indignação perante á dons artísticos excepcionais jogados fora em troca de um simples baseado, da comodidade e de uma grande falta de amor próprio.
A vida sempre me fez estabelecer metas e “obrigações”, pondo á frente grandes obstáculos para me avaliar também, vou seguindo firme e forte... sempre me foi dado duas opções também... ou me viro para ultrapassar ou simplesmente relaxo e deixo pintar uma próxima, mais fácil.

Estou apenas floreando um pouco os pensamentos para poder atacar ao ponto. Estive falando em aula ontem e resolvi descrever por aqui. Não sou de passar exercícios para fazer em casa, geralmente gosto de concentrar tudo em aula, para evitar também destoar muito entre quem não faz e quem não esteve presente em aula, que acabará não participando também... entre outros fatores, sempre, como aluno, esta maneira é a que mais me agrada, mesmo que esporadicamente abrindo exceções. Pude perceber que praticamente toda a turma não se preocupou em ensaiar, e por ser algo apenas corporal(“não havendo texto”) deixaram de lado, apenas pensaram na atividade. Com certeza, quem se preocupou em ensaiar demonstrou o diferencial.
Simplesmente comentei o fato do comodismo e da preguiça, inícios de “doenças terminais” para carreira e vida de qualquer ser humano. Muitos se deixam contaminar por aquele que vai deixar para fazer na hora, aquele que pensou mais ou menos, o que pensou em tudo mas nem se quer tentou fazer...etc. Todos acabam pensando que estão na média da turma e ficam por isso mesmo... ( não procure se comparar aos outros, mas sim sempre a si mesmo, se supere a cada dia. )... ai é que está, estarão se tornando mais um grupo de atores medíocres no mercado de trabalho, desempregados e mendigando trabalho aqui e ali, que “maravilha”!!... as vezes ficamos a semana inteira pensando naquilo que temos que fazer, nos estressando de tanto pensar, aquilo latejando na cabeça, mas se tirassemos 10 ou 20 minutos para resolver, já bastaria... e assim vamos somando compromissos, obrigações, problemas...etc.. resultando daí o estresse, mal humor, baixa estima... etc. É simples, parar de pensar e fazer! ... como tudo na vida, vá pela simplicidade, faça!!

Quer ser diferente, então faça por onde: SEJA DIFERENTE!!! ... mais óbvio que isso, impossível.

Não estou me julgando melhor nem pior que ninguém, quem sou eu para ..rs.. porem sempre tive que tomar as rédeas de minha vida, o que vejo ter-me educado á “ser diferente” para poder arcar com minhas despesas e necessidades e se muitas vezes estou frente á uma turma de alunos, tenho mais que obrigação de alertá-los e mostrá-los esta simples realidade.

Ser ator é “muito fácil”, difícil mesmo é viver como!

Certo dia estava em um novo trabalho, novo grupo, nova produção... cai meio que de pára-quedas, porem tudo se dava maravilhosamente bem. Aos poucos fui sugerindo isso e aquilo que poderia fazer e que cabia no trabalho... de canto, dança, tecido, acrobacia, violão, maquiagem etc... depois filmagem, edição ate o dia que o Dir me perguntou disse: Patrick, PQP !!, vem cá ... me diga algo que vocês não faça? ...respondi que sempre me pergunto, mas assim que
encontrar resolverei isso rapidinho, aprendendo ...rs... no mesmo dia após a apresentação eles estavam se preparando para uma bal
ada para virar noite depois isso e aquilo... e me convidou para ir com eles que seria bacana... respondi que teria aula ás 8h e não daria para ir, mas agradeço o convite, retrucaram: Beleza, mas senta aqui com a gente pra fumar “umzim” com a gente, então ... a ficha caiu e a resposta veio diretor, ah .. “diretor”, taí de cara duas coisas que não faço ..rsrs.. virar noite com balada e fumar “umzim” ..rs.. mas não tenho vontade de resolver isso não,ok! ...rs... respondendo super na brincadeira mesmo, sem pensar em dar lição de moral, quem sou eu para. Fui embora...
...no dia seguinte pela manhã as 9:30 o diretor me liga: ... Patrick, você na sabe a “porrada” que me acertou ontem sabia, me fez não curtir a balada, sair cedo e quase não dormir, teria um compromisso agora cedo e nem vou também por estar morto de cansaço.... muito obrigado, precisava ter escutado suas palavras...
... e como você diz: vamo que vamo!! ..rsr
s

... Realmente não desejo ser apenas mais um,
independente de melhor ou pio
r, serei sim, diferente ...
não há espaço para dois seres iguais nesse mundo,
então para que querer copiar alguem?
... sou hoje a cópia aprimorada de meu “eu” ontem!!




“E vamo que vamo!!..rs “



quarta-feira, 15 de abril de 2009

" Tudo na vida é passageiro ... "

...menos o trocador e o motorista!

... um conhecido ditado popular para dar inicio á postagem...


Certo dia fui dar uma aula na Barra, por volta das 17h, ou seja, transito insuportável, muito calor, gente suada, reclamando da vida, ônibus lotado, em fim todas essas maravilhas de um fim de tarde no Rio..rs ... porém assim que entrei pude perceber que o motorista cantava alegremente, na verdade alegre demasiadamente ..rs.. muito alto, ao ponto das pessoas fora do ônibus perceberem.


Como qualquer normal, olhei assim que subi parecia ate que estava falando comigo, mas não, pude me certificar que cantava mesmo, e olha que a voz não era nada mal, viu ... um rapaz negro com um ótimo ton de voz. Logo de inicio me tirou um sorriso do rosto .. pronto, a conexão estava feita todos olharam para mim e riram junto ..rs..


... consegui um lugar para sentar, estava ate com meu mp4 tocando mas não quis perder o momento ..rs.. nem mesmo a cantoria, desliguei-o imediatamente. Parei para assistir todo o filme que se passava, sempre que alguém entreva, naturalmente emburrado e estressado parava frente ao motorista, dava um sorriso meio sem graça olhava para o trocador e logo percebia que todos o olhavam segurando o riso, na verdade poucos conseguiam se conter.


O motorista não era apenas um motorista, muito menos apenas um cantor... o cara improvisava de tal forma que impressionava, alguém parava e perguntava algo no ponto, ele respondia cantando... mas com a letra de algum musica, tudo bem que não era exatamente igual, algumas modificações, porém o lado compositor estava bastante aguçado... o que o tornava ainda mais cômico.


Comecei a observar que muitos estavam o criticando, ate com raiva, por mais que se divertissem com a situação... como é que uma empresa de ônibus pode contratar um maluco assim, vou pegar o número do carro para fazer uma crítica a ele ...etc... é realmente ... deu-me vontade também de pegar o CPF de cada um “ser” desses que se acham humanos, e apresentar também como pessoas incapazes de viver em sociedade, tenho certeza que já seria um grande ganho para todos nós!!


Me pergunto, que ponto de vista desse povo, ate me venho a lembrar o filme do Saramago “ensaio sobre a cegueira”, as pessoas se segam perante a certas visões/impressões “pré-pré-estabelecidas” aquelas da era medieval, e se apegam sem ao menos parar para pensar, preferi enxergar por este ângulo:

Vi um motorista esbanjando felicidade, tirando um sorriso no rosto de cada um que tivesse o escutado, dentro e fora do ônibus, criando uma maravilhosa sintonia entre todos, pude perceber também que algumas pessoas que comentavam dele fizeram a conversa se prolongar, ou seja, criando uma possível amizade entre muitos que passaram o insuportável tempo de engarrafamento conversando... e outras situações mais, e o pior de tudo é que o motorista é quem era o “louco” da história, ah se houvesse tantos loucos assim nesse mundo, seria uma loucura maravilhosa poder viver!!


... pena que chegou meu ponto, e tive que descer! ... continuo passageiro também, porém sempre procurando absorver tudo o que passa por aqui... poderia ter passado em branco, mas foi só um ponto de vista!...



“...dizem que sou louco por pensar assim

se eu sou muito louco por eu ser feliz

Mas louco é quem me diz

que não é feliz, não é feliz!

Eu juro que é melhor não ser um normal

... se eu posso pensar que Deus sou eu...”