segunda-feira, 28 de junho de 2010

Consumidor dos Direitos



... ou, a quem preferir, “direitos do consumidor”!

Resolvi este ano me dar alguns presentes, alguns confortos que a muito tempo adiei, logo, o consumismo veio a tona, nada em exagero, porém necessidades de um mero ser humano ..rs.. carteira de motorista, reforma na casa, notebook, maquina de lavar, etc... Pela primeira vez na vida me deparei diretamente com os problemas que sempre ouvia falar mas nunca dei muita atenção.


O que pude constatar é que o brasileiro adora ser lesado, se não adora, não faz nada para modificar o quadro, e simplesmente aceita para evitar problemas.

Realmente esta é a questão, todos não querem criar problemas, mesmo que tendo direito á, acham melhor engolir a seco e deixar para lá.

Vamos por partes:


Notebook HP: comprei meu note em janeiro, nas primeiras semanas uma tecla começou a travar, sempre travava e em todo espaço para digitar ficava/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////, mais ou menos assim ..rs. logo enviei-o para a assistência,uma empresa associada a HP pegava e encaminhava para SP, o note foi, logo depois retornou com a troca de teclado, ótimo trabalho rápido e eficaz... porém sou muito detalhista e pude ver que na lateral do equipamento havia um corte, a lateral estava raspada por cerca de 10cm, o que não impedia em nada o funcionamento, mas já desvalorizava e muito meu aparelho, enviei-o novamente após uma semana. Aproximadamente 30 dias o ultrapassando o limite de entrega em 10 dias, recebi o equipamento, e com nada feito, ou melhor, com um arranhão exatamente no centro da tela e um corte no caso superior, coisas que as “boas pessoas” fazem para “agradar” o cliente, á partir daí, enviei a todos os locais possíveis pela web grande criticas a empresa assinando em baixo, pois eles mesmos não se responsabilizariam pela danificação dizendo ter sido pelo transporte terceirizado, argumentei que o aparelho não é transportado com a tela aberta, ficaram sem respostas. Continuei com meu marketing destrutivo a empresa, e onde criticava uma pessoa da assistência respondia dizendo desconhecer o caso. Bom após muito correr atrás, horas e mais horas preso no telefone falando com atendentes que deligavam após me deixar aguardando horas, acabei de receber um novo aparelho, e esta semana resolveram passar a assistência para o rio tbm para evitar maiores transtornos com o transporte!

... para quem quiser conhecer meu slogan:

“Se puder escolher, NÃO COMPRE HP”

Proximo slogan:

“ Auto - Escola SIM, NÃO entre nessa ! ” , esta foi a outra problemática empresa que pude der o desprazer em adquirir seus “produtos”. Resolvi tirar minha carteira este ano A/B, a muito tempo adiando, tudo bem ate a prova teórica, aprendi o significado de AUTO-ESCOLA, pois você aprende consigo mesmo, ninguém te ensina nada ..rs... basta deixar seu polegar direito presente que ele faz todas as aulas e aprende por você, o resto é resto.. isso é Brasil!

Iniciou as aulas praticas, onde você marca com antecedência e caso precise desmarcar, somente com 24 h de antecedência.... isso é bom, mostra que se trata de uma empresa organizada, porém nem tanto assim, minhas aulas de moto pro exemplo seriam iniciadas em Copacabana, passaram para a lagoa, ou seja impossível de chegar em menos de 90min(isto, saindo de copacabana), a empresa me respondeu: “ é patrick ,realmente se for de ônibus é complicado, é muito contra-mão, e não tem ônibus que deixa próximo.” Que ótimo, quer dizer que eu teria que ir da carro mesmo, né? ..se estou em uma auto-escola, entende-se que preciso tirar a carteira, correto?... logo, a empresa teria que procurar locais de fácil acesso a pessoas que andam de ônibus, certo? (foram minhas respostas á observação do diretor). O engraçado é que a maioria dos alunos chegam mesmo motorizados, sejam carros ou motos...rs.


Como se isto não bastasse(01), em por sete vezes cheguei no local na lagoa e simplesmente o condutor resolveu não dar a aula, é isso mesmo, uma das vezes cheguei a ficar aproxim 30min aguardando e só após liguei para a auto escola que me respondeu, ah é o Sylberto(o nome do iinfeliz) teve um probleminha e não vai poder da a aula ( que começaria a 30 min atrás).


Como se não bastasse (02), na semana anterior que faria a prova de carro, pro acaso liguei para o condutor(de automovel) e ele me disse que a empresa havi marcado a prova em outro carro, então nos deu uma aula grupal, com 7 alunos, para poder conhecer melhor o outro carro, ou seja, no carro que fiz minhas 20 aulas eu não poderia estar realizando a prova...


Como se não bastasse (03), na noite anterior a prova ligo para marcar com o condutor( Sylton, que por sinal este uma pessoa maravilhosa, uma bela raridade ) e ele me disse que não seria mais o carro trocado, seria um terceiro... rsrsrs... piada,né! ... e ninguém dos 10 que fariam prova reclamou sobre o fato, na verdade ate ficavam com raivinha, mas ficaram felizes pois a auto-escola não cobraria taxa de re-marcação e pagariam no mesmo dia o Duda de reprovação e marcariam para depois de 15 dias outra prova. Bom, tenho certeza que os papaios e as mamães não teriam problema em tirar mais seua 100/ 200 reais do bolso e arcar com isso.

Bom, de tanto reclamar fui direcionado ao diretor geral da autoescola no rio, que parou de me atender e disse para a unidade (copacabana) resolver meu problema de como eu preferir mesmo ..rs.. ganhei outro pacote de aulas, o valor da auto escola foi reduzido para a metade, e por ter perdido o dia da prova, que so poderia retornar agora, uma mês depois, me preparariam logo para passar e se verem longe de mim. Chegou uma hora que ninguém resolvia, e eu não sou de “barraco” como popularmente chamam, eu reclamo na classe ..rs... e minha saída foi sentar na auto escola e ser sincero com todos que chegavam por la para se matricular, tirei 8 pessoas da matricula, 4 delas com todo o dinheiro em mãos para acertar.... simplesmente conversando e falando o quando eles estariam me trazendo problemas.

Este foram apenas alguns problemas que tive este ano, não vou falar da eletrolux, muito menos do pedreiro Mario, e menos ainda da Americanas.com ..se não isso viraria um livro ..rs.rs.. mas a questão é sobre o que houve mas sim o que você, neste caso eu fiz com o que houve...


Confesso que tive meses de reflexão intensas por aqui, será que estou sendo muito ignorante com tudo e todos? ...meu Deus... devo estar com sérios problemas, parei mesmo que reclamar das situações por um mês, apenas refletindo sobre, e tive uma importante decisão...

... não vou ser mais um, não vou mudar, e vou tentar conscientizar para que outros também façam a parte deles, afinal sou um formador de opinião... se por acaso alguém chegou a ler este tópico tenho certeza que pelo menos ira para para pensar em algumas questões em sua vida, por mais que não mude em nada, só por parar para pensar já será um grande passo, alcancei minha meta!!




Nenhum comentário: