- adj (torcer+dor2) Que torce.
1- Instrumento para torcer.
2- Fuso.
3- Arrocho.
4- Engenho rústico.
5- Aparelho para extrair o caldo da cana.
6- Aquele que torce nos jogos esportivos.
Mais um belo dia de domingo, lá estou passando por Copacabana quando me deparo novamente com uma situação mais que refletida e repensada... “torcedores”! ... e mais uma vez me deparo com a questão... eu, um ser perdido em meio a tantos outros normais.
Neste caso um evento super importante, diria ate que absurdamente importante para nossas vidas, no momento ocorria ... umafinaldecampeonatocarioca.. .(cri.. cri.. cri..).
Me estranho ao sentir a proximidade do ser humano aos animais nestes momentos, mas ao mesmo tempo, feliz por enxergar esta semelhança selvagem.
Quando novo aprendi a ser flamenguista... que orgulho do papai... torcia e retorcia, sabia o nome de todos os jogadores dos principais times brasileiros ate mesmo os reservas... toda rodada estudava atentamente cada probabilidade de liderar os grupos e ser campeão... ( momentos T.A - torcedores anônimos..rs) ...bom, uma hora eu parei para pensar sobre ... os “porquês” da vida!
Não estou aqui para escrever sobre futebol ou simplesmente criticar a quem torce, pelo contrario, os admiro e acho uma diversão assisti-los, na verdade passei a ser torcedor de torcedores, quando estou em grupo passo a torcer para um time fazer gol para poder ver a reação do torcedor. Nossa acabei de criar uma nova posição de torcedor..rs.. adorei!..mas realmente não quero focar em futebol...
Seja no esporte, seja nas novelas, na vida pessoal dos artistas(famosos)... e para completar seja nos BBB’s da vida os brasileiro possui uma extrema necessidade de torcer/vibrar pelo outro, pelo distante, pelo real e muitas vezes pelo irreal mesmo, como nos filmes e novelas.
Como tudo na vida, vejo o ato de torcer uma coisa boa, porém em seus limites muito bem traçados, coisa que poucos sabem enxergar. O que muitos assistem passa a ser a razão de sua vida, a derrota do time no final de semana pode representar uma semana frustrante, mal humorada e pessimista, podendo se estender ao mês e ate mesmo ao ano, ocasionando também sérias discussões entre amigos/familiares ... outros torcedores. Assim como o desenrolar da novela preferida, que nunca tem um término de capitulo “feliz”, e deixa o espectador impregnado com a situação por um bom tempo, que acaba sendo alojado no inconsciente e passa a fazer parte da personalidade, do seu dia-a-dia... seguindo no vácuo ai todas as mensagens subliminares que nos faz sermos cada vez mais... um bando de zumbis.
No ultimo ano, também refletindo sobre, tive um grande choque de idéias por aqui, pois vi algumas imagens de torcedores flamenguistas no final do C. Brasileiro, um mosaico enorme desenhado pela torcida, famílias unidas... um povo unido por uma causa, me fez emocionar e ficar muito feliz, mas não pelo fato da vitoria do time, mas sim pela união de uma enorme massa, todos muito emocionados.
Este é o lado extremamente positivo, a união de massas para uma só causa... mas POR FAVOR MEU BRASIL VAMOS TER UMA “CAUSA”! Posso citar também o BBB10 com mais de 154 milhões de votos só no ultimo paredão, se por acaso conseguíssemos reunir 1 .. apenas 1 milhão dos 154 para brigar por uma causa produtiva/humana com certeza nós viveríamos hoje muito melhor, ou melhor, aqueles que realmente precisam de apoio não precisariam mais, seja financeiro, psicológico ou mesmo o afetivo que é o que mais esta extinto.
Nós, seres humanos, temos por instinto o ato de torcer por algo e o que vejo no Brasil é justamente a falta deste “algo” para torcer, fazendo assim todos se agarrarem ás primeiras possibilidades. Nós, brasileiros, não temos por costume torcer por nós mesmos, nossos objetivos, nossas metas, nossas famílias, nossas vitórias, etc ... esse é o ponto chave da questão, vivemos neste voyeurismo eterno, onde aprendemos com nossos pais e avós e sem pensar acabamos nos aderindo á esta prática... o que nos faz sonhar o sonho dos outros, para os outros.
Não vai me dizer que você (se é que alguém vai ler ..rs) fica completamente desolado, sem perspectivas ou apenas sem o que fazer quando encerra-se um campeonato? ...uma novela? ... um paredão final de BBB? ... se a carapuça servir, vamos rever estes conceitos... mas, porquê?
“ Nunca Afaste de seus sonhos,
pois se eles se forem, você continuara vivendo...
...mas terá deixado de existir.”
Charles Chaplin
Um comentário:
Realmente é muto triste quando se chega ao final de alguma coisa ( de um sonho), pois a únca coisa que fica quando tudo acaba é apenas o vazio daquilo que era importante, mais por algum motivo, ou simplesmente pelo termino do tempo se foi.A vida continua, mais aqueles momentos vividos ou vistos nunca se apagam!!
Adorei a postagem e o fator principal dela "A UNIAO".
A e o peitinho ta fazendo maior sucesso.rs!
Postar um comentário